O Poder Legislativo de Sinop terá um incremento de 4 novos membros a partir da próxima eleição. Os vereadores aprovaram na sessão ordinária desta segunda-feira (24), o projeto de Decreto Legislativo 012/2025. A matéria fixa em 19 o número de vereadores. Atualmente a casa conta com 15 vagas.
O projeto foi aprovado extra pauta, em primeira e única votação, com os pareceres verbais. Os vereadores com maior tempo no legislativo, Ademir Bortolli e Hedvaldo Costa foram contrários. Os “novatos” de primeiro mandato, Marcos Vinicius, Rodrigo Cargantini e Ênio da Brígida também votaram contra.
O possível aumento no número de vereadores em Sinop já havia sido abordado pelo atual presidente da Câmara, Remídio Kuntz. Ele defende que com mais vereadores será possível exercer melhor a representatividade da população, em suas diferentes composições.
Esta é a segunda vez que a Câmara dilata o número de cadeiras sob a gestão de Remídio. Em 2011, como presidente, ele articulou a revisão no número de vereadores, defendendo entre 17 a 19 vagas. Acabou passando uma mudança para 15 vagas – atual formação. Na época a Câmara tinha 11 vereadores.
Até 2008 Sinop contava com 15 vereadores e acabou encolhendo para 11 com a revisão da legislação. Atualmente, com uma população oficial de 196 mil habitantes, Sinop poderia ter no máximo 21 vereadores. Assim como ocorreu em 2011, Remídio articulou o projeto para ficar abaixo do limite máximo.
Fonte: Jamerson Miléski / GC Notícias